A lei n. 10.639,de 9 de janeiro de 2003 , incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar , data em que comemoramos o dia nacional da consciência negra . A mesma lei também tornou obrigatória o ensino sobre história e cultura afro-brasileira.
Com e implementação dessa lei o governo brasileiro espera colabolar para o contribuição dos povos negros nas áreas social, econômica e política ao longo da história do país.
A escolha dessa data não foi por acaso: em 20 de novembro de 1695, Zumbi - lider do Quilombo dos Palmares - foi morto em uma emboscada na serra Dois Irmãos, em Pernambuco, após liderar uma resistência que culminou com o início da destruição do quilombo. Apesar das várias dúvidas levantadas quanto ao carácter de Zumbi nos últimos anos (comprovou-se ,por exemplo,que ele mantinha escravos particulares) o dia da consciência negra procura ser uma data para lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiros (1534).
NOVO ENDEREÇO DO BLOG
Há 4 anos
3 comentários:
Parabéns pelo texto! VIVA O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA!!
Hojé é faz 100 anos do início da Revolta da Chibata!
Leia http://jblog.com.br/hojenahistoria.php?itemid=24682
Conciência é foda minha filha
Postar um comentário