2010 - "CAIC - 15 anos de amor à educação."

11 de novembro de 2010

PARABÉNS ACPM E EQUIPE GESTORA DO CAIC! O 8º BAILE DE DEBUTANTES FOI UM MEGA SUCESSO!!!

Palavras da Diretora Meri:
O Baile de debutantes 2010 foi sucesso de público e de solidariedade.
Muitas pessoas contribuíram para que nosso evento fosse um grande acontecimento para as meninas-moças de nossa escola. Agradecemos de modo especial aos capeleiros da Capela Santa Terezinha - responsáveis pelo jantar, à Dirce Noivas, que gentilmente contribuiu com o empréstimo dos vestidos, às equipes dos cabeleireiros : Carlos, Mario, Lucimar Casagrande, Cesar e Cabeça Feita. À construtora SULTEPA - pelas doações, aos integrantes do Projeto PELC - professores Ana Paula e Patrick - pela coordenação da coreografia das valsas. À toda a equipe diretiva, professores, funcionários, alunos e familiares 
das debutantes que deram apoio inestimável para que este evento
fosse o sucesso que foi!
                                       Agradecemos de coração.
                                       Professores: Mari e Paulo.

5 comentários:

Lourdes Passos disse...

Considero a realização do Baile de Debutantes na nossa escola,um equívoco. Historicamente esse evento surge na Europa Feudal, como forma de unir as famílias nobres, que apresentavam suas meninas aos quinze anos, as quais seriam "escolhidas" sem, contudo, poderem escolher seus parceiros!
Ora, estamos no século XXI, a mulher galgou espaços fundamentais na sociedade contemporânea, até uma mulher presidenta já elegemos, então, faz-se necessário que a "instituição escola", sobretudo, na periferia, sinalize com novos paradigmas e desafios às nossas meninas! Que tal ESTUDAR E DESENVOLVER O SENSO CRÍTICO?
É a minha opinião! Professora Lourdes Passos, professora de História dos 7ºs Amarelo/Azul/Verde e dos 9ºs Azul/verde, turno da tarde.

CAIC disse...

Na sociedade atual tem se dado um enfoque holístico (integral) para a educação, a cidadania e o desenvolvimento dos sujeitos. Entre as oportunidades louváveis está o aprimoramento da auto-estima que repercutirá na autonomia, na criticidade e outros elementos que constituem o ser social.
Enquanto em sua origem o Baile de Debutantes serviu para o interesse da aristocracia, para o CAIC é uma oportunidade significativa de aproximação entre a comunidade e a escola. Diferente do período feudal e considerando o contexto educativo no qual este Baile de Debutantes ocorre, o equívoco se encontra em não oportunizar tal vivência, cuja proposta possui abordagens pedagógica e comunitária, que ultrapassam o evento em si e refletem em posturas mais autônomas nas participantes, na Escola e na própria comunidade.
Tanto esta iniciativa é pertinente, que inúmeros municípios por todo o Brasil adotam eventos desta natureza como estratégia formativa de seus jovens e o fortalecimento de suas comunidades. Entre eles citamos Florianópolis (SC), São José (SC), Canoas (RS), Gravataí (RS) e Rio de Janeiro (RJ). Destas experiências, salientamos um vídeo do Globo Repórter do dia 05/11/2010
http://g1.globo.com/videos/globo-reporter/v/policia-organiza-baile-de-debutantes-para-jovens-do-morro-da-providencia/1369956/
Para finalizar, as atividades que compõem o referido evento solicitam das participantes postura, comprometimento, ESTUDO e SENSO CRÍTICO. Também torna-se relevante comentar que a sinalização de novos paradigmas, compreende formas diferenciadas e compartilhadas para abordar o conhecimento. Cremos estar de acordo com tais perspectivas, pois através do Baile de Debutantes, favorecemos a compreensão da realidade, a valorização das relações pessoais e interpessoais e acima de tudo, da dignidade das participantes e da comunidade.

Atenciosamente,

Equipe Gestora do CAIC, APM e Conselho Escolar

Anônimo disse...

Evento maravilhoso! Isto é que é cidadania! Pois a educação, ou seja, o ensino vai além dos muros da escola. Nossa escola é um exemplo de que a educação é algo muito abrangante.

Adelina de Fatima L. M. Tavares

19 de novembro de 2010 10:51

Fabiana disse...

Apesar de estarmos no séc XXI e termos realmente conquistado nossa independência (depende de cada um), ainda mantemos algumas tradições. Mesmo sendo da periferia temos o direito de ver nossas filhas serem valorizadas,não para serem escolhidas mas sim para uma maior valorização da mulher e para continuidade da busca do nosso espaço.
Como mãe de alunas e integrante da escola nos sentimos valorizadas por termos a oportunidade de apresentarmos nossas filhas à sociedade.
Pode ser para alguns retrogrado mas para nós é algo muito inovador!!!
Parabéns para todas as pessoas que não mediram esforços para realização desse evento!!!

Anônimo disse...

ok, ok vamos continuar submetendo as meninas ao rituall(qm sabe não aparece um senhor feudal por ai? A direção do Caic ia A-DO-RAR!)